segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

America VS Portugal

america

Tenho um exercício para vocês… Parem um bocado, sentem-se num local público e reflictam sobre o que estão a ver… Acreditem que vão aprender muito mais do que poderiam a partida pensar…
Eu percebo que somos um país de insatisfeitos. Temos muitos problemas, é verdade, mas era bom se também soubéssemos dar valor ao que temos! Por muito pouco que seja…
Um dia, estava eu a preguiçar numa mesa do bar da minha faculdade, quando de uma mesa ao lado saiu uma frase que me deu um grande arrepio: “Aquilo na América é que é bom”!
Ok... O meu primeiro pensamento foi:”Como é que gente desta entra numa faculdade”. O segundo foi avaliar a estrutura física do rapaz que havia pronunciado esta barbaridade de modo a aferir quais as minhas possibilidades de ser bem sucedida se lhe saltasse para a garganta. Concluí que eram poucas… Ok, mínimas! Mas não é que eu seja fraca!!! Eu cá não! Ele é que… era… forte…
Quando cheguei a casa fiquei a pensar no assunto e chaguei à conclusão que essa ideia de que a América é um país superior é estranhamente generalizada…
Se algumas dessas pessoas lerem este texto tenho dois conselhos: vejam o vídeo acima e vejam os filmes do Mickael Moore.
Já repararam que hoje em dia tudo o que vem da América á considerado bom?! PQ????
Já não foi suficiente termos tido o Durão Barroso a usar, nos seus discursos, as mesmas frases dessa besta-quadrada que é o George W. Bush?!
Vão a um supermercado e parem para pensar no número de produtos americanos que surgiram nos últimos anos.
Até na alimentação estamos cada vez mais americanizados! A América é o país com o maior índice de obesidade do mundo. Na Europa, proporcionalmente, nós estamos a aproximar-nos perigosamente dos valores americanos!
Quem inventou a fast food? Os americanos! Sobre este assunto recomendo outro filme: Super Size Me. É assustador.
A América dita a moda: o que vestir, o que ouvir, o que ver… Quando é que perdemos a nossa autonomia e passámos a ser Cordeirinhos?
O que vem a seguir?! Já agora vamos todos votar para também termos na nossa constituição um artigo que nos permita a todos andar com armas de um lado para o outro só porque sim… God bless América…
Até as celebrações americanas já estão a ser exportadas! Olhem o Halloween! Mas são poucos o que conhecem o (ok, eu admito) patético equivalente português: O pão por deus.
Mas dos defeitos americanos, desses poucos falam! Queriam ter o sistema político americano? Lá, nas presidenciais, o Bush teve menos meio milhão de votos que o Al Gore e no entanto ganhou as eleições, pelo simples facto de cada Estado ter mais ou menos poder que os restantes. Ou seja, vivem num país em que o vosso voto tem mais ou menos importância, dependendo de onde vives.
Sabiam que as escolas públicas são consideradas das menos exigentes do mundo? Não admira que a maior parte deles acredite que Portugal faz parte da Espanha (isto aqueles que sequer sabem que Portugal existe).
É como a ideia do Comunismo… Para eles é o Diabo!!! Automática associação a Cuba. È proibido!!! E no entanto a esmagadora maioria dos americanos não sabe o que é o comunismo em si (a ideologia política)! Só sabem que é mau… Porque o governo deles lhes disse…
Mas há tantas outras coisas… Nem sequer vou começar a falar no Iraque porque se não…
Sabiam que na América os medicamentos são mais caros que as balas?! Que são vendidos a preço de ouro?! Que quem não tem seguro de saúde, pura e simplesmente morre sem poder fazer operações ou tratamentos, graças ao quase inexistente sector público de saúde?
Por isso irrita-me quando se queixam do sistema de saúde português. Ok… As listas de merda são uma merda… É um sector dirigido por um bando de incompetentes e consequentemente pouco eficiente. Mas ao menos todos temos os mesmos direitos! Foi como a história do aumento das taxas moderadoras. Meus queridos, na América pagam cem vezes isso!!! No mínimo!
Não querem pagar taxas moderadoras, tornem-se dadores de sangue! Fazem um serviço público, aumentam a vossa esperança média de vida e tornam-se isentos!
Sou a primeira quando de trata de criticar o nosso país. Mas por favor, comparem-nos com qualquer outro país, mas não a América…

2 comentários:

Shadow disse...

Sabiam que 20% dos americanos ainda acredita que o sol anda à volta da Terra?

Persona Naturale disse...

Gods. Eu cá gosto mto do meu país mm com os seus defeitos todos.
O senhor F.Q. é k gosta mto do k é estrangeiro lol

Bjinhos